Pesquisar este blog

Ultimas Noticias.

Ultimas Noticias.
Apucarana, Arapongas e Mundo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Procon de Apucarana sugere cautela para evitar endividamento


Para incentivar as vendas no setor de veículos a partir da queda nos preços, o Governo Federal lançou medida de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta acendeu o ânimo dos consumidores para financiar um carro zero. Por trás da idéia governamental há, porém, um risco de aumento da inadimplência e de endividamento, caso não sejam tomados alguns cuidados.

O coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, alerta que carro não é investimento e sim gasto. “O primeiro passo é avaliar se existe capacidade de endividamento, ou seja, se a renda é suficiente para arcar com todas as despesas mensais: água, luz, telefone, alimentação, vestuário, além da prestação do carro e outros gastos relacionados, como combustível, seguro, revisões, licenciamento”, explica o advogado. 

 
O segundo passo, completa Balan, é pesquisar preços entre as concessionárias e, se não puder pagar a vista, dê uma entrada em torno de 20% a 30% do valor do veículo e financie o restante com menor número de parcelas.

“Contrato longo acarreta maior incidência de juros, mesmo com menor valor das prestações”, frisa o coordenador. O advogado argumenta ainda sobre a necessidade de realizar uma leitura atenta do contrato, principalmente quanto aos percentuais de juros e outras taxas incidentes e em caso de dúvidas questione o vendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário