Compradas com dinheiro da Prefeitura em setembro de 2008, as câmeras de vigilância espalhadas em diversos pontos da cidade de Apucarana não funcionam como deveriam. E o que é pior: o problema se arrasta há cerca de quatro anos, de acordo com a Guarda Municipal (GM). São 33 aparelhos que, por falta de manutenção adequada, foram sucateados e encontram-se pendurados em postes sem nenhuma utilidade para a segurança da população apucaranense.
O supervisor da GM de Apucarana, Ataíde Pantaleão, explica que as câmeras começaram a apresentar defeito logo nos primeiros meses de uso. “Esses aparelhos foram comprados não se sabe de que maneira. Eles funcionaram perfeitamente durante poucas semanas e então, foram pifando, um a um, por falta de manutenção”.
Na época, o investimento foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão, com a compra das câmeras e a instalação de uma central de monitoramento. A central, com vários computadores e oito monitores de alta definição, funciona perfeitamente.
Os problemas nas câmeras são os mais variados: no rotor, que faz com que a câmera gire 360 graus, no envio de sinal das câmeras e até na própria captura das imagens. O principal empecilho é que a empresa vencedora da licitação para realizar a manutenção das câmeras é do Rio de Janeiro. Alguns equipamentos chegaram a ser enviados para a capital carioca em anos atrás para serem consertados. No entanto, os problemas não foram resolvidos.
Agora, após um planejamento para reorganizar o sistema de monitoramento eletrônico nas vias públicas de Apucarana, a Guarda Municipal prevê de 15 a 20 dias os equipamentos já eestejam oprenao normalmente e com eficiência.
fonte: TN.
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